A manutenção tem relevante participação estratégica em uma companhia, fundamental para o sucesso das organizações, a atuação deste setor envolve a redução do tempo de máquinas paradas, contribuindo com a eficiência
do processo e diminuição dos custos operacionais. A intervenção preventiva é
um importante tipo de manutenção, seu propósito é diminuir as falhas fundamentada em um planejamento com intervalos definidos de tempo, no entanto,
determinar o melhor perÃodo não é uma atividade trivial. O intuito deste trabalho é utilizar dos conceitos de programação matemática para formular um
modelo que auxilie na definição de um cronograma de manutenção preventiva,
visando encontrar o melhor intervalo de tempo para intervenção na máquina
baseado em informações de custos, tempo de atendimento e capacidade de
mão de obra. O modelo matemático foi aplicado ao ambiente ferroviário com
a finalidade de certificar a viabilidade de utilização dos métodos de Pesquisa
Operacional, os resultados obtidos comprovaram se tratar de uma boa ferramenta para aplicação. Frente ao modelo atual, o cronograma de manutenção
preventiva desenvolvido neste trabalho proporcionou uma economia de 40 por cento
para a companhia, além do aumento médio de 30 por cento de disponibilidade a cada
trimestre das máquinas de modelo Socadora.
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